sábado, 15 de outubro de 2011

Piazza del Duomo

O complexo do Duomo é um dos pontos altos e um símbolo da cidade, uma criação dos arquitetos Arnolfo di Cambio e de Filippo Brunelleschi. Muita gente faz fila (apesar dos preços salgados e distintos para cada parte do complexo) para conhecer as belezas da Piazza del Duomo, onde estão a Basilica di Santa Maria del Fiore, a Catedral de Florença, mais conhecida como Duomo, o Campanário (Campanille), de Giotto (pintor e arquiteto, um dos maiores artistas da Renascença italiana), com seus 84,7 metros de altura e ao lado da igreja, e o Batistério (Battistero), um prédio um pouco menor à esquerda do Duomo, onde Dante foi batizado. Nós entramos na basílica. Ingresso a € 6. Esse bilhete não dá acesso à torre. Para subir, paga-se outro valor.

O Duomo chama a atenção com seus mármores toscanos em uma combinação de cores (verde, rosa e branco), e sua bela cúpula. Para chegar ao seu topo é preciso subir quase 500 degraus. Sua fachada neogótica é de tirar o fôlego e seu interior é cheio de afrescos que só podem ser vistos quando as máquinas de moedinhas são alimentadas com pequenas doses de euros. Levou quase dois séculos para ser construída (de 1296 a 1436). É a quarta maior catedral do mundo em tamanho. Em seu interior estão obras primas de grandes gênios da arte renascentista, como Zuccari, Donatello, Uccello e Ghiberti. É um bom local para iniciar sua caminhada pela cidade.

A função do batistério era curiosa. Como pagãos não podiam entrar nas igrejas, nem para serem batizados, eles precisavam ser batizados em outro local, e para tanto foi especialmente construído. Na entrada, as portas de bronze, criadas por Ghiberti, discípulo de Michelangelo. Conhecidas como 'As Portas do Paraíso', elas foram criadas entre 1424 e 1452 e representam um dos mais belos trabalhos de arte do período renascentista. À frente do Duomo, há uma estátua de 
Dante Alighieri (1265-1321, considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana) e, logo atrás, o Museu do Duomo que abriga utensílios usados em sua construção e outras obras de Michelangelo.

Perto dali, na Piazza dei Cavalleggeri, está a grande e bela Biblioteca Nacional Central de Florença. Foi fundada em 1714 por Antonio Magliabecchi, um bibliotecário e erudito italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Toscana, Firenze, Florensa, Florenssa, Venice, Venesa, Gôndolas, Torre de Pisa, Torre de Pizza, pontos turísticos, fotos e dicas de Florença e Veneza, turismo em Florença e Veneza, viagem independente pela Itália, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP