sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Palácios e pontes


Há séculos, quando Veneza era uma cidade-estado, seu dirigente máximo tinha o título de Doge. Portanto, não pode faltar uma visita ao Palácio Ducal ou Palácio dos Doges, a antiga sede do governo e residência do Doge. O prédio fica em frente à Praça de San Marcos (ao lado da Basílica de San Marco) e foi construído entre 1309 e 1424. Seus pontos de destaque são o magnífico Átrio interno, a escadaria onde eram coroados os Doges e a Câmara do Conselho, em que eram eleitos os Doges. Há, ainda, a Visão do Paraíso, maior tela a óleo do mundo, medindo 8 x 25 metros, e onde estão representadas 350 personalidades influentes da época. 



Anexo ao palácio está antiga prisão da cidade. Unindo os dois prédios está a famosa Ponte dos Suspiros. Embora seu nome tenha uma conotação romântica, a verdade é que o nome surgiu devido aos prisioneiros que eram levados do Palácio para a prisão. Conta-se que ao passar por esta ponte eles davam uma última olhada pela janelinha, viam a liberdade pela última vez e suspiravam de tristeza.




Na área do Palácio Ducal, está a Biblioteca Nazionale Marciana ou Biblioteca São Marcos, a mais importante biblioteca de Veneza e uma das maiores de Itália. Suas coleções incluem: 1.000.000 de obras impressas antigas e modernas; 2.283 incunábulos, 13.000 manuscritos e 24.055 livros do século XVI. As obras mais conhecidas são dois códices (manuscritos gravados em madeira) da Ilíada, o Homerus Venetus A (século X) e o Homerus Venetus B (século XI). 


Outras pontes são: Ponte della Paglia (Ponte da Palha), a Ponte dei Pugni (Ponte dos Punhos) – mais conhecida pela história do que pela sua beleza: residentes de dois bairros venezianos enfrentavam-se em punhos sobre a ponte tentando que os outros caíssem nas aguas do canal, mas tal celebração foi proibida no século XVIII –, e a Ponte da Constituição, inaugurada mais recentemente, converteu-se num novo ícone da cidade, fazendo a ligação da Estação de Santa Justa Lúcia com a Piazza Roma, pelo que o tráfego está assegurado para residentes e visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Toscana, Firenze, Florensa, Florenssa, Venice, Venesa, Gôndolas, Torre de Pisa, Torre de Pizza, pontos turísticos, fotos e dicas de Florença e Veneza, turismo em Florença e Veneza, viagem independente pela Itália, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP