sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Arredores

Do cais próximo à Praça de San Marco, pode-se pegar embarcações para as ilhas vizinhas.

Para Murano, por exemplo, a viagem dura somente 15 minutos e custa € 7. Lá é possível conhecer a técnica secular de fabricar Vidro Soprado, trabalhado por artesãos. 

Lido (rota 1 de barco) é uma ilha de apenas 18 km de comprimento, onde vivem cerca de 20 mil habitantes. É a praia dos ricos e famosos, um pouco distante do centro. A arquitetura clássica de seus prédios e hotéis, e que serviram de locação para o clássico do cinema Morte em Veneza, também é atração. A ilha também tem um cassino e sedia, todos os anos, no mês de setembro, o Festival Internacional de Cinema de Veneza. Ao descer do barco, basta pegar um ônibus circular para andar na cidade e chegar até a praia.

Caso queira passar uma noite lá, há o Hotel Panorama, em frente à estação; e à esquerda desta, o Hotel Villa Edera.

Uma excursão sai de Veneza para três ilhas: Murano, Burano e Torcello a € 20. Sâo dois horários: 9h30 e 14h30.

Murano é, de fato, um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Mattia), unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5.500 habitantes e fica a somente 1 km de Veneza. É um local famoso pelas obras em vidro, particularmente candeeiros ou luminárias. Murano foi fundada pelos romanos.
Burano situa-se a 7 km mais ao sul da Lagoa de Veneza, também constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes entre si. É conhecida pelos seus cristais e trabalho em renda.

Para ir somente a Burano pode-se pegar o vaporetto (a viagem leva cerca de 40 minutos a partir do centro de Veneza), ou por estrada usando a ponte em Mazzorbo (uma ilha ao norte).

Os primeiros ocupantes das ilhas foram provavelmente romanos, mas foi no século VI que recebe o seu nome atual ao ser ocupada por pessoas vindas de Altino (comuna italiana), que terão dado à ilha o nome de uma das portas da sua cidade. Possui cerca de 4.000 habitantes.

Torcello é uma ilha situada ao norte da Lagoa de Veneza. É considerada a região de Veneza continuamente habitada há mais tempo.

O principal atrativo da ilha é a Catedral de Santa Maria Assunta, fundada em 639 e com muitas obras bizantinas dos séculos XI e XII, incluindo mosaicos.

Após a queda do Império Romano, Torcello foi uma das primeiras ilhas da lagoa a serem sucessivamente povoadas por aqueles que fugiram da cidade de Veneza em terra firme (continente), para se abrigar das invasões bárbaras recorrentes, especialmente depois de Átila, o Huno, que destruiu a cidade de Altinum e todos os assentamentos em torno de 452.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Toscana, Firenze, Florensa, Florenssa, Venice, Venesa, Gôndolas, Torre de Pisa, Torre de Pizza, pontos turísticos, fotos e dicas de Florença e Veneza, turismo em Florença e Veneza, viagem independente pela Itália, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP