sábado, 15 de outubro de 2011

Igrejas e templos

A Basilica di Santa Croce, a principal igreja franciscana em Florença e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo, merece a visita. É onde estão 276 sepulturas doa mais ilustres italianos, tais como Michelangelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini, e assim é apelidada de Panteão das Glórias Italianas.

A lenda diz que a igreja foi fundada pelo próprio São Francisco de Assis. A atual igreja foi iniciada em 1294, possivelmente por arquiteto e escultor florentino Arnolfo di Cambio e foi bancada por algumas das famílias mais ricas da cidade. Foi consagrada em 1442, pelo papa Eugênio IV. Possui 16 capelas, muitas delas decoradas com afrescos de Giotto e de seus alunos. O campanário foi construído em 1842. Está situada na Piazza di Santa Croce, a lesta da Basilica de Santa Maria del Fiore, a Catedral.

Outras igrejas de destaque são: Igreja de Todos os Santos
com afrescos de Botticeli e Ghirlandaio; Santa Maria Novella, quase junto à principal estação ferroviária florentina e onde está a Santíssima Trindade, de Masaccio; Igreja do Espírito Santo, uma das últimas obras de Brunelleschi, e onde está a Madonna de Filippino Lippi; e Basilica da Santissima Annunziata (Basílica da Santíssima Anunciada), uma igreja católica menor, a igreja-mãe da ordem dos Servitas. Está localizada na Piazza Santissima Annunziata. Fundada em 1250, é decorada com afrescos de diversos artistas italianos e há uma Pietà (1559) por Baccio Bandinelli. Possui o órgão mais antigo (1628) de Florença e o segundo da Itália e guarda o túmulo da escritora e poeta italiana, Maria Valtorta, que teria tido visões de Jesus e Maria. À noite, iluminada, fica bastante bonita.

Perto desta igreja, na Piazza di San Marco (zona norte do centro histórico), ficam a Academia de Belas Artes e a Universidade de Florença. Aliás, é rodeada por edifícios elegantes e dominada pela fachada da igreja e convento de San Marco. No convento, há um museu (pouco visitado por estar um pouco fora da rota turística), com belíssimas paredes pintadas por Giovanni da Fiesole, mais conhecido como Fra Angelico, considerado o artista mais importante da península na época entre o final da Idade Média (arte gótica) e o início do Renascimento.

Ao ingressar no Convento Dominicano de Fiesole em 1407, já tinha recebido treinamento artístico. Entre 1409 e 1418 foi exilado, com o resto da comunidade, por se opor ao Papa Alexandre V. Em 1436, ele e a comunidade deslocaram-se para o convento de São Marcos, em Florença, onde começou a pintar as paredes. Em 1447 e 1448 esteve em Roma e, novamente, em 1452, trabalhou na corte do papa, decorando as paredes da capela do Papa Nicolau V, no Vaticano, e ainda aceitando encomendas na comuna italiana de Orvieto. Mas continuou prestando seus serviços em Roma e Florença.

Supõe-se que estudou a arte da iluminura com o pintor Lorenzo Monaco. Fra Angelico adotou novas formas da Renascença em seus afrescos e nos painéis, desenvolvendo um estilo único, caracterizado por cores suaves, claras, formas elegantes, composições muito contrabalançadas, com o uso da luz.

Na praça di San Marco, com uma pequena área verde, está a estátua de bronze que retrata o general e político italiano, Manfredo Fanti (1806-1865), que participou das guerras de independência do país.

A Sinagoga, também conhecida como Tempio Maggiore (Templo Principal), é, até hoje, considerada uma das mais belas da Europa. É majestosa com uma cúpula de cobre, de cor esverdeada/azulada (que pode ser vista do mirante na Praça Michelangelo), e o prédio com tons de rosa e branco, em estilo influenciado pelos mouros, espanhóis e portugueses. Sua construção foi inspirada na igreja bizantina de Hagia Sophia, em Constantinopla, e projetada pelos arquitetos Marco Treves (judeu) Mariano Falcini e Vincenzo Micheli. Os três venceram um concurso organizado pelo Conselho Comunitário, em 1874, conquistando o direito de idealizar o templo na Via Luigi Carlo Farini, distrito de Santa Croce, próximo ao centro histórico. Aberta diariamente, das 10h às 15h, com exceção de sexta-feira, quando fecha às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 4 anos

Postagens populares

Tags

Toscana, Firenze, Florensa, Florenssa, Venice, Venesa, Gôndolas, Torre de Pisa, Torre de Pizza, pontos turísticos, fotos e dicas de Florença e Veneza, turismo em Florença e Veneza, viagem independente pela Itália, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP