Embora relativamente caro, uma visita à Veneza sem um passeio de gôndola nunca seria completo. Você sabia que as gôndolas eram inicialmente utilizadas apenas como embarcações fúnebres? Isso explica a razão de ainda hoje elas serem sempre pretas. Um passeio completo leva cerca de uma hora, contudo os gondoleiros costumam aceitar cobrar menos e diminuir um pouquinho o tempo de percurso.
Se após o passeio você sentir fome, procure uma das dezenas de Bacaros da cidade e peça um Cichetti. Os Bacaros são os bares/restaurantes mais típicos de Veneza, onde se come de pé e são oferecidos sanduíches abertos, folheados e tira-gostos ou Cichetti, um petisco de balcão. É a refeição ideal para o turista que não quer gastar muito nem perder tempo na mesa de um restaurante.
Recentes pesquisas têm mostrado que, devido à poluição ambiental e seus efeitos sobre o meio ambiente e o nível das águas dos mares, Veneza está afundando, lentamente, mas continuamente alguns milímetros por ano. Em épocas de maré cheia, as águas da lagoa inundam grande parte da cidade. Há décadas este lento afundamento da cidade vem preocupando e diversas instituições internacionais uniram esforços para estudar alternativas e projetos visando impedir que Veneza possa um dia sumir sob as águas. Apenas recentemente foi dado início à execução do projeto escolhido, que envolve a construção de barreiras móveis. No entanto, ainda não se sabe se será possível salvar Veneza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário