Para Murano, por exemplo, a viagem dura somente 15 minutos e custa € 7. Lá é possível conhecer a técnica secular de fabricar Vidro Soprado, trabalhado por artesãos.

Caso queira passar uma noite lá, há o Hotel Panorama, em frente à estação; e à esquerda desta, o Hotel Villa Edera.
Uma excursão sai de Veneza para três ilhas: Murano, Burano e Torcello a € 20. Sâo dois horários: 9h30 e 14h30.
Murano é, de fato, um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Mattia), unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5.500 habitantes e fica a somente 1 km de Veneza. É um local famoso pelas obras em vidro, particularmente candeeiros ou luminárias. Murano foi fundada pelos romanos.
Burano situa-se a 7 km mais ao sul da Lagoa de Veneza, também constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes entre si. É conhecida pelos seus cristais e trabalho em renda.
Para ir somente a Burano pode-se pegar o vaporetto (a viagem leva cerca de 40 minutos a partir do centro de Veneza), ou por estrada usando a ponte em Mazzorbo (uma ilha ao norte).
Os primeiros ocupantes das ilhas foram provavelmente romanos, mas foi no século VI que recebe o seu nome atual ao ser ocupada por pessoas vindas de Altino (comuna italiana), que terão dado à ilha o nome de uma das portas da sua cidade. Possui cerca de 4.000 habitantes.
Torcello é uma ilha situada ao norte da Lagoa de Veneza. É considerada a região de Veneza continuamente habitada há mais tempo.
O principal atrativo da ilha é a Catedral de Santa Maria Assunta, fundada em 639 e com muitas obras bizantinas dos séculos XI e XII, incluindo mosaicos.
Após a queda do Império Romano, Torcello foi uma das primeiras ilhas da lagoa a serem sucessivamente povoadas por aqueles que fugiram da cidade de Veneza em terra firme (continente), para se abrigar das invasões bárbaras recorrentes, especialmente depois de Átila, o Huno, que destruiu a cidade de Altinum e todos os assentamentos em torno de 452.
Nenhum comentário:
Postar um comentário